sábado, 15 de agosto de 2009

Disfunção de ATM


A ATM é a única articulação móvel da cabeça, está relacionada aos movimentos mandibulares durante a mastigação e fonação. Ela apresenta componentes que caracterizam uma articulação sinovial tais como ligamentos, cápsula, disco articular, membrana e líqüido sinovial.
Sabemos que a ATM é uma das articulações mais utilizadas no corpo humano e está diretamente relacionada com a oclusão dentária. Se houver alguma falha no processo de lubrificação articular, quer seja por hábitos parafuncionais como o bruxismo, quer seja por fatores sistêmicos, o indivíduo pode vir a desenvolver o que chamamos de Disfunção de ATM. Esta é uma denominação para um grande número de desordens que englobam desde desarranjos musculares, caracterizados por dor miofacial, até desarranjos intracapsulares tais como osteoartrite e deslocamento anterior de disco. A disfunção de ATM também pode ter outras causas tais como trauma, má oclusão e infecções.

O tratamento das DTMs geralmente é conservador, através de reestabelecimento da oclusão dentária, placas inter-oclusais e fisioterapia. Contudo, existem casos em que ocorrem alterações morfológicas consideráveis na ATM tais como anquilose, luxação de ATM e osteoartrite avançada, que necessitam de cirurgias que vão desde uma artrocentese (lavagem articular) até cirurgia a céu aberto, onde acessamos e visualizamos as estruturas da ATM e tratamos conforme a necessidade (osteoplastia, condilectomia, eminectomia, discopexia, reconstrução).

Nenhum comentário:

Postar um comentário